Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Projetos pela Caburé Jardins - 1



Boa tarde, Hoje não vos falarei do Blender, mas o objeto em questão continua sendo a tecnologia 3d. Hoje podemos contar com uma ferramenta 3d relativamente de simples uso, mas muito útil, chamada Google SKetchUp, da Google, obviamente.
Pra quem precisa criar projetos, desenhos ou objetos 3d rapidamente e com facilidade o SKetchUp é que recomendo. Ele usa extrusão a partir de figuras simples. Por exemplo, para você ter um cubo basta desenhar um quadrado e puxar da face - que então ficará na base - até a altura desejada formando um objeto 3d. O mesmo pode ser usado para formar pirâmides, paredes, estruturas de cilindros, entre outros.
O Objeto do vídeo é uma pérgola feita pra empresa Caburé Jardins, de Santa Maria. Observem a estrutura de muerões de madeira típica de projetos de paisagismos em grandes áreas. Não pensem que foi difícil porque não foi. O SKetchUp permite criar os objetos e trabalhar tranquilamente com suas posições. Vamos pegar por exemplos os quatro palanques que formam a base: todos são apenas cópias do primeiro, ou seja, do mesmo tamanho e a mesma altura. Matematicamente estão no mesmo ponto no eixo Z, mudando apenas as equidistâncias nos eixos X e Y, simples assim.
A Textura, cor de madeira, isso o SKetchUp tem uma biblioteca pronta, com várias cores e até translucidas texturas, como a água que tem no chafariz.

Feito então...
Até a próxima.


Nenhum comentário: